Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras

O habitat natural das plantas carnívoras na generalidade é composto por solos pobres, com presença de componentes mais ácidos (baixo pH) e baixo teor de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila). Como as restantes plantas, estas vivem de acordo com as necessidades dos nutrientes que as rodeiam, e estas pela sua especificidade dependem do nitrogénio contido nas proteínas dos animais, e como todo o mundo vegetal, da energia proveniente da luz para sobreviver. 

Sendo esta uma principal característica, as regas nas nossas casas deve ser feita com água obtida por processo de Osmose Inversa ou com água destilada. Esta possui características benéficas, pela ausência de iões sólidos, ao contrário da água da torneira que possuiu elementos prejudiciais ao desenvolvimento das plantas carnívoras, tais como cálcio, chumbo, nitritos, cloro e outros. 

O mais próximo de simular água da chuva é por processo de osmose inversa ou água destilada (que podemos comprar em qualquer loja ou supermercado).

Falemos da osmose inversa. Trata-se de um processo que permite a separação dos componentes solventes (água H2O) e o soluto (sais e moléculas orgânicas simples) através de um sistema com uma membrana. O processo natural realiza-se do meio com maior concentração de partículas para o menor.

O sistema de osmose inversa contraria os efeitos naturais, uma vez que é exercida pressão na água de entrada (suja), que passa por uma membrana realizando o processo de separação. 

O equipamento de osmose (exemplo abaixo) possui outros componentes para além da membrana, este pode possuir vários estágios, que se compõem por filtros com diversas especificidades. Filtros com o propósito de, por exemplo, separar componentes com maior massa molecular até remoção completa de componentes orgânicos na água, obtendo desta forma uma água 100% pura.

Síntese da Osmose Inversa vs Água destilada Supermercado:

 

Osmose Inversa Água Destilada
Pontos Positivos 
+ barata + sem desperdício água
+ fácil instalar  
+ garantia de pureza  
Pontos Negativos
- custo inicial aquisição - menos económica
- desperdício de água suja - menos económica
  - sem garantia de 100% de pureza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sistema de osmose inversa produz desperdício, na forma de água suja, os componentes e sais que a membrana não consegue separar saem nesta forma. Esta água pode ser aproveitada para lavar o chão ou para colocar na sanita. Interessa sempre reutilizar e ajudar o nosso meio ambiente. Para além disso ao não comprarmos uma garrafa de água destilada, não estamos a produzir um resíduo muito prejudicial o plástico. Também economicamente torna-se mais barata, sendo que o investimento do equipamento tem um retorno até 4 meses, a partir daí é só “lucro”. 

Resumindo, o processo de osmose inversa é um sistema mais económico, ecológico e eficiente, permitindo que obtenhamos uma água pura.